Produção mais sustentável de bovinos de carne | resultados do workshop do projeto Rede BovINE

No âmbito do Projeto BovINE - Rede de Inovação Transeuropeia para a Carne de Bovino, realizou-se a 22 de outubro o 2º Workshop dedicado ao tema “Promovendo uma produção de bovinos de carne mais sustentável”.

A iniciativa foi promovida pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, PROMERT - Agrupamento de Produtores de Bovinos Mertolengos S.A. e ACBM - Associação de Criadores de Bovinos Mertolengos, reunindo diferentes atores da cadeia de produção de carne de bovino.

O projeto BovINE é uma rede transeuropeia de apoio à produção de carne bovina, que procura enfrentar os desafios de sustentabilidade do setor. Envolve nove Estados-Membros da UE, entre os quais Portugal, procurando estimular o intercâmbio de conhecimentos e ideias a nível internacional.

Feito o balanço dos trabalhos realizados nos primeiros 20 meses de trabalho, que se iniciaram em janeiro de 2020, foi apresentado o Projeto BPA.Eco – Boas Práticas Agrícolas Ecológicas.
Com 4 painéis de discussão a decorrerem em simultâneo, foram abordadas e debatidas as necessidades dos produtores para o ano 2022, nas quatro áreas temáticas do projeto: resiliência socioeconómica, saúde e bem-estar animal, eficiência produtiva e qualidade da carne, sustentabilidade ambiental.

De acordo com a organização foi possível promover um debate produtivo e construtivo tendo sido possíveis as seguintes conclusões:

  • Necessidade de ter uma estratégia de comercialização sustentável
  • Necessidade de acompanhar as tendências de consumo (em exigência de qualidade, variabilidade e composição dos alimentos compostos)
  • Necessidade de combater as doenças gastrointestinais sem recurso a medicamentação, prevenção de “heat-stress” nos animais e a formação em bem-estar animal em toda a cadeia produtiva
  • Necessidade de uma melhor e mais eficaz divulgação das boas práticas ambientais já implementadas pelos produtores

saiba mais aqui

Pode rever a sessão e consultar as apresentações através das seguintes ligações:
Sessão: https://www.youtube.com/watch?v=IMhIflSgERw
Apresentações: https://www.mertolenga.com/conteudo.php?idnoticia=343

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

28-03-2024

 17 Digital PT 4C H FC AA

 

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar