Acompanhamento do Setor da Suinicultura | Diagnóstico e propostas de atuação

22/12/2022

O Grupo de Trabalho de Acompanhamento do Setor da Suinicultura (GT) (criado pelo Despacho n.º 2294/2022 de 22 de fevereiro) disponibilizou os resultados de acordo com a missão estabelecida de realização do levantamento da situação de contexto do setor, visando a apresentação de uma proposta de medidas tendentes à mitigação dos impactes negativos no setor.

Coordenado pelo Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) e com a participação da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), do Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas, I. P. (IFAP) e da FILPORC — Associação Interprofissional da Fileira da Carne de Porco, com as suas associadas FPAS e APIC, o Grupo de Trabalho desenvolveu a análise de diagnóstico do setor e propostas de medidas de promoção da sustentabilidade da atividade suinícola e a identificação de mercados externos estratégicos e propostas de atuação para a sua abertura.

Da análise efetuada ao setor da carne de suíno, é destacada a necessidade de ajustar (a curto, médio e longo prazo) algumas formas de atuação a favor de maior equilíbrio nas dimensões de sustentabilidade económica, social e ambiental.
Em termos globais, a informação disponibilizada nos documentos evidencia ser determinante para este setor o estabelecimento de um Plano Estratégico para a reestruturação das explorações pecuárias, o reforço de posicionamento em mercados externos, acompanhamento das práticas comerciais e aposta na comunicação junto do consumidor.
O GT identificou também que a melhoria da capacidade de resiliência do setor deverá também integrar vetores como a valorização global da produção nacional, redução de custos de produção, rejuvenescimento dos produtores, maior cooperação entre os intervenientes na estrutura de fileira e investimento na exportação, em particular para países terceiros.

Consultar os relatórios:

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

28-03-2024

 17 Digital PT 4C H FC AA

 

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar