Reunião do Comité Misto Frutas e Hortícolas | Grupo de contacto do morango e pequenos frutos

17/04/2024

Decorreu nos dias 4 e 5 de abril em S. Teotónio, a reunião do grupo de contacto do morango e pequenos frutos do Comité Misto de Frutas e Hortícolas Portugal, Espanha, França e Itália, tendo sido a Administração Portuguesa representada pelo GPP.

O Comité Misto é uma iniciativa dos Operadores do Setor F&H destes quatro países e que representam no seu conjunto mais de 50% da produção na União Europeia, estando estruturado em 8 grupos de contacto sub-setoriais (morango e pequenos frutos, cítricos, pêssegos e nectarinas, pera e maçã, uva de mesa, alho, tomate fresco e IV Gama), que se realizam anualmente de forma rotativa nos diferentes países envolvidos, tendo as Administrações um papel de promoção dos contactos entre os profissionais, e Organismos dos diferentes países, assim como de acompanhamento e de reflexão posterior das conclusões e problemas levantados pelos operadores.

Este ciclo de reuniões é concluído com a reunião anual plenária, momento para encontro dos profissionais do setor com as administrações – representadas aqui pelos respetivos Diretores Gerais, em que são apresentados os resultados dos grupos de contacto e feita a identificação dos assuntos mais relevantes para o setor em geral.

Os principais temas discutidos na reunião do grupo de contacto do morango e pequenos frutos incidiram sobre a situação de mercado do setor do morango e pequenos frutos, sendo de realçar o crescimento sustentado do setor português traduzido pelo aumento significativo das exportações, sobretudo dos pequenos frutos, a preocupação com a redução de produtos fitossanitários, a manutenção de custos de produção elevados, como mão-de-obra e energia, e como os 4 países têm investido em projetos de investigação para mitigar os efeitos adversos das alterações climáticas.

A reunião incluiu também visitas técnicas a uma exploração com produção de pequenos frutos (framboesa, amora) e ao Centro de Investigação para a Sustentabilidade na Fataca.

 

Comite Misto FH

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

30-04-2024

logotipo República Portguesa - Agricultura e Pescas

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar