Presidência Finlandesa do Conselho da União Europeia | 1 de julho a 31 de dezembro 2019

De 1 de julho a 31 de dezembro de 2019, a Finlândia assume a Presidência rotativa do Conselho da União Europeia, integrando-se no programa conjunto do trio constituído pela Roménia, Finlândia e Croácia.

O programa da Presidência articula-se em torno de quatro prioridades principais: Reforçar os valores comuns e o Estado de Direito, Tornar a UE mais competitiva e socialmente inclusiva, Reforçar a posição da UE enquanto líder global na ação climática e Proteger a segurança dos cidadãos de forma abrangente.

Tendo por base o lema “Europa sustentável, futuro sustentável”, a presidência finlandesa apresenta como objetivo fechar nomeadamente o acordo entre os 28 Estados Membros para definir 2050 como meta para a neutralidade carbónica, em linha com o definido no Acordo de Paris.

Tem como meta a finalização no outono 2019 das negociações do Conselho no âmbito do próximo Quadro financeiro Plurianual (QFP). Visando um equilíbrio que reflita ambas as novas prioridades políticas como as tradicionais, pretende contribuir para os objetivos comuns e prioridades políticas da União Europeia, respeitando os tetos acordados. Pretende igualmente avançar nas propostas setoriais relacionadas com o QFP.

Para saber mais, consulte o Programa da Presidência Finlandesa e o Calendário de eventos

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

28-03-2024

 17 Digital PT 4C H FC AA

 

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar