Plataforma dos cidadãos para a Conferência sobre o futuro da Europa

19/04/2021 

Para um debate democrático participativo, aberto e inclusivo, foi disponibilizada uma plataforma digital multilingue, que permitirá aos cidadãos de toda a União Europeia contribuírem para a Conferência sobre o futuro da Europa.

Com esta plataforma, pretende-se dar voz ativa aos cidadãos de toda a Europa, tendo a possibilidade de apresentar os seus pontos de vista sobre qualquer tema que considerem importante para o futuro da UE, trazendo os Europeus para o espaço público, ao permitir que apresentem as suas ideias, comentem propostas, criem e participem em eventos. A plataforma será o eixo central da Conferência, um local onde todos os contributos serão reunidos e partilhados, para que possam ser tidos em consideração nos eventos descentralizados, Painéis de Cidadãos Europeus e Plenárias de Conferência.

A plataforma é uma ferramenta pioneira, que a Comissão Europeia considera como um “grande exercício democrático pan-europeu”, que permite “um debate aberto, inclusivo e transparente com os cidadãos em torno de uma série de prioridades e desafios fundamentais”.

A plataforma integra 10 áreas temáticas e está disponível em 24 línguas, fornecendo também informações sobre a estrutura e o trabalho da Conferência, bem como recursos para os organizadores de eventos, incluindo um catálogo dos principais eventos através dos quais eles poderão promover suas iniciativas a nível local, regional, nacional e europeu.

Delineada em 2019, a concretização da Conferência para o futuro da Europa é uma conquista da Presidência Portuguesa do Conselho da UE, tendo em vista a promoção da coesão e dos valores europeus, envolvendo a sociedade civil e as partes interessadas.

A Conferência sobre o Futuro da Europa integrará um vasto conjunto de conferências e debates organizados em toda a União, bem como através de uma plataforma digital interativa multilingue organizadas a diferentes níveis – europeu, nacional, transnacional e regional – e envolvendo a sociedade civil e as partes interessadas. Serão também organizados painéis de debate europeus, os quais devem ser representativos em termos de origem geográfica, género, idade, contexto socioeconómico e/ou nível de instrução dos cidadãos, que terão em conta os contributos recolhidos através da plataforma digital, de forma a contribuir para a reflexão na sessão plenária da Conferência através da formulação de um conjunto de recomendações a que a União dará seguimento.

A sessão plenária assegurará que as recomendações dos painéis de debate entre cidadãos realizados a nível nacional e europeu, agrupadas por temas, serão debatidas de forma aberta e sem limitar a sua abrangência a domínios de intervenção predefinidos.

O plenário da Conferência reunir-se-á pelo menos de seis em seis meses e será composto por representantes do Parlamento Europeu, do Conselho e da Comissão Europeia, bem como por representantes de todos os parlamentos nacionais, em pé de igualdade, e por cidadãos. O Comité das Regiões, o Comité Económico e Social, os parceiros sociais e a sociedade civil estarão igualmente representados. Os trabalhos e a organização da Conferência serão supervisionados pelo Conselho Executivo, constituído por representantes das três instituições (Conselho da UE, Parlamento Europeu e Comissão Europeia).

A hashtag oficial da Conferência #TheFutureIsYours é um convite aos cidadãos da UE para contribuírem e definirem o futuro da UE: “O futuro está nas vossas mãos”.

O Evento inaugural da Conferência irá realizar-se no Dia da Europa, 9 de maio.

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

17-04-2024

logotipo República Portguesa - Agricultura e Pescas

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar