GPP realiza sessão de apresentação da CULTIVAR - A cadeia de valor do setor agroalimentar | 31 outubro

Esta edição da CULTIVAR - publicação periódica, de cadernos de análise e prospetiva com a responsabilidade editorial do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, será apresentada a 31 de Outubro em sessão de debate.

Nesta 13.ª edição da CULTIVAR, dedicada ao tema da "Cadeia de valor do setor agroalimentar", pretende-se lançar o debate com diferentes atores e interesses setoriais sobre o tema de fundo da cadeia de valor.

A grande transformação da estrutura e do funcionamento da cadeia de abastecimento alimentar resultante de diversos fatores (abertura de mercados, crescente urbanização, modernização de operações, etc.) provocou, simultaneamente, uma fragmentação do tecido empresarial a montante da cadeia e uma crescente concentração a jusante operada pela moderna distribuição. Esta evolução, que compreende pontos positivos (aumento da produtividade na agricultura através da inovação, diversificação da produção industrial, abastecimento de qualidade para o consumidor), coloca em evidência certos desequilíbrios, nomeadamente no que se refere à distribuição do valor ao longo da cadeia, que podem, a prazo, comprometer o seu funcionamento. Para o evitar, tem havido, por um lado, uma melhor autorregulação dos agentes intervenientes na cadeia e, por outro lado, iniciativas institucionais e regulatórias, quer a nível nacional quer ao nível da União Europeia.

Para a sessão está prevista uma mesa redonda para discussão sobre esta temática, seguindo-se um espaço de debate com os participantes, antecedida da apresentação “Cadeia agroalimentar: economia, regulação e políticas”.

A sessão decorrerá no Salão do Marquês, nas instalações do MAFDR na Praça do Comércio, Lisboa. Agradece-se o registo de inscrição neste formulário para efeitos de gestão da sala.

Programa | Inscrições 

A Edição n.º 13 da CULTIVAR encontra-se publicada em formato digital, para download, na página web do GPP em: O GPP / Produtos e Serviços /Publicações GPP

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

28-03-2024

 17 Digital PT 4C H FC AA

 

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar