GPP promoveu debate sobre "Custos de contexto" | Disponível a gravação da sessão

24/03/2023

A apresentação e debate sobre o tema da edição n.º 27 da publicação CULTIVAR – “Custos de contexto”, decorreu a 23 de março de 2023 no Salão do Marquês do Ministério da Agricultura e da Alimentação, em Lisboa.

A Subdiretora-Geral do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), Susana Barradas, abriu a sessão, tendo Ana Sofia Sampaio e Manuel Loureiro, membros da equipa editorial da CULTIVAR, efetuado o enquadramento do tema em debate. A mesa redonda contou com a participação de Luís Mesquita Dias (AHSA), Pedro Pimenta (Quinta da Cioga), Pedro Serrano (AGRO.GES) e Vítor Rodrigues (CNA). A moderação do painel foi assegurada por Luís Barreiros (GPP).

Veja a gravação da sessão de debate aqui  

 

Durante o debate, foi realçado os custos de contexto serem resultado de uma enorme complexidade de exigências que afetam a competitividade e sustentabilidade do setor agrícola. Entre os obstáculos que propiciam os custos de contexto, foram salientados alguns que são determinantes não só para a rentabilidade do setor, como para a sua expansão em mercados internacionais. Foram destacados constrangimentos nomeadamente a insuficiência de serviços públicos para apoiar agricultores, escassez de oferta de habitações para alojamento de agricultores rurais sazonais, excessiva carga administrativa e burocrática imposta por alguns serviços públicos (em particular no contexto da administração local para obtenção de licenciamentos), dispersão de responsabilidades em vários organismos públicos, a interioridade e a desvalorização da agricultura familiar, morosidade e complexidade do sistema judicial, falta de mão-de-obra, número elevado de requisitos para obtenção de apoios ao investimento, sistema fiscal desajustado à realidade da atividade agrícola e dificuldades de acesso a financiamento bancário.

Na reflexão conjunta, as políticas públicas foram identificadas como fonte dos custos de contexto, mas também como sendo o instrumento privilegiado para os resolver. Para o efeito, foram nomeadas intervenções prioritárias, tais como maior sensibilidade no desenho de medidas de investimento, disponibilização de um balcão único do agricultor, diminuição de burocracia, clarificação e agilização processual, maior intervenção na criação de outros canais de mercado para fornecimento e escoamento de produtos, aplicação de boas práticas de outros setores e até de outros países, criação de sinergias entre serviços, e maior equilíbrio da representatividade do espaço rural na administração local a nível nacional.

Ver informação sobre a sessão 

Edição n.º 27 da CULTIVAR disponível em Publicações CULTIVAR

 

Composicao

 

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

18-04-2024

logotipo República Portguesa - Agricultura e Pescas

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar