Dia Mundial do Solo | 5 de dezembro de 2023

04/12/2023

O Dia Mundial do Solo foi aprovado em 2013 pela Conferência da Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO), tendo sido instituído mediante resolução da 68.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, o dia 5 de dezembro como a data oficial para a sua comemoração.

Celebrado anualmente com o objetivo de consciencializar sobre o papel crucial de um solo saudável e da sua gestão sustentável, o tema de 2023 - “Solo e água: fontes de vida”, destaca a importante a relação entre os dois recursos, para se alcançar sistemas agroalimentares sustentáveis e resilientes. Uma eficiente gestão do solo e da água contribui para a capacidade da terra resistir a condições climáticas extremas e para o sucesso da meta 15 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030  “combater a desertificação, restaurar terras degradadas, incluindo as afetadas pela desertificação, secas e inundações, e lutar por um mundo livre da degradação do solo”.

Para assinalar esta efeméride, a FAO organiza um evento no dia 5 de dezembro, pelas 11.30 (hora de Lisboa), que pode assistir em formato virtual mediante registo. Nesse evento será apresentado o relatório sobre a avaliação global do grau de salinização dos solos e anunciados os vencedores do prémio Dia Mundial do Solo Rei Bhumibol e do prémio Mundial do Solo Glinka.

Consulte outras ações organizadas pela FAO e os eventos a nível mundial.

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

26-02-2024

 17 Digital PT 4C H FC AA

 

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar