Debate sobre a Agricultura para lá da COVID-19

Com o tema “A Perspetiva Nacional: Um desafio crescente”, foram debatidas questões centrais associadas ao setor da agricultura no âmbito da pandemia COVID-19, num webinar transmitido online a 20 abril.

A iniciativa, que contou com a participação da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, foi moderada por Fernanda Freitas, contando com um painel de peritos de renome como Francisco Avillez e Augusto Mateus e de representantes de entidades, entre os quais o Diretor-Geral do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, Eduardo Diniz.  Ver Participantes.

Coube a Maria do Céu Albuquerque, através de um vídeo, a abertura do evento, enaltecendo a iniciativa e evidenciando «que o setor agroalimentar tem apresentado, nesta última década, uma trajetória claramente positiva», salientando «o crescimento da agricultura em 2019 em 4%», o que representa 7% das exportações dos bens e serviços da economia portuguesa.

Foram abordados temas como os ganhos económicos dos sistemas produtivos competitivos, a viabilização dos sistemas de ocupação solo, a capacidade para criar novas respostas aliadas à tecnologia e como a análise e procura de soluções deverá centrar-se utilizando adequadamente os instrumentos existentes.

Foi debatido o impacto económico e estrutural no setor, e quais as perspetivas e formas alternativas para a recuperação a médio prazo, tendo subjacente a reavaliação da produção, das redes de colaboração entre empresas e do consumo. Foi realçado o papel que o quadro institucional da PAC teve nesta crise na salvaguarda do abastecimento alimentar em Portugal e na Europa, através dos instrumentos existentes, possibilitando o fluxo de produtos e matérias primas a preços acessíveis para os consumidores. Tendo a crise consequências obvias, foi referida a necessidade de uma otimização dos recursos disponíveis e responsabilização na produção e na cadeia abastecedora, impulsionando a atividade produtiva e empresarial através da inovação.

Esta iniciativa integra um Ciclo de conferências online, promovido pela AJAP, em parceria com o Crédito Agrícola, que decorrerá ao longo de 3 semanas, num total de 3 debates no âmbito das perspetivas sobre o futuro do setor, pós-pandemia.

Assista aqui à gravação do debate (Webinar

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

28-03-2024

 17 Digital PT 4C H FC AA

 

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar