Consulta Pública sobre abastecimento e segurança alimentar em tempos de crise

04/03/2021

A Comissão Europeia abriu uma consulta pública para recolher a opinião dos interessados sobre um futuro plano para assegurar o abastecimento e a segurança alimentar em tempos de crise. A consulta pública está aberta até 3 de maio.


A consulta pública no âmbito do futuro plano para ao abastecimento alimentar e segurança alimentar, que integra a estratégia “Farm to Fork” visando promover uma produção e consumo mais sustentáveis, para sistemas alimentares da UE mais resilientes, pretende auscultar a posição das partes envolvidas na cadeia alimentar, como os produtores, transformadores, distribuidores e operadores de transporte, assim como os consumidores e sociedade civil e as autoridades nacionais, sobre a forma, natureza e alcance do plano.

A Comissão Europeia pretende reforçar a coordenação da resposta europeia à crise que afeta os sistemas alimentares da União Europeia, a fim de garantir a segurança do abastecimento e a segurança dos bens alimentares, reforçar a saúde pública e atenuar os impactos socioeconómicos das crises na UE.

Nesse sentido, o Plano de urgência integrará um conjunto de procedimentos a seguir em tempos de crise e cria um mecanismo de resposta à crise coordenado por Bruxelas, mas que envolverá também os Estados-membros e os setores agrícolas, pescas, de transporte e da saúde, em função da natureza das crises. O mecanismo consistirá num fórum permanente para coordenação da ação e intercâmbio de boas práticas e avaliação das ameaças e riscos.

Para participar, aceda aqui à consulta pública

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

18-04-2024

logotipo República Portguesa - Agricultura e Pescas

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar