Artur Pastor - Centenário (1922-2022) | Fotografia, Agricultura e Arte

28/04/2022

Assinala-se a 1 de maio de 2022 o centenário do nascimento de Artur Pastor (1922-1999), um dos mais notáveis fotógrafos portugueses do século XX.

Foi alguém sempre dedicado a captar e registar. Chegaram a considerar que vivia obcecado com a eternização do presente que lhe invadia a lente do olhar, querendo porventura revelar verdades escondidas pelo registo fotográfico. Sentia que tinha a missão de documentar um país que trabalha e é trabalhado. Quis mostrar, através da fotografia, os modos de vida e a cultura das pessoas do campo, da praia, da cidade. Viveu para captar várias facetas de Portugal e do seu povo em imagens, tendo retratado a agricultura nacional de forma singular.

Nascido na freguesia de Alter do Chão (distrito de Portalegre), detentor de um percurso profissional ímpar e de uma carreira que se desenrolou sempre com base na fotografia, Artur Pastor trabalhou mais de três décadas como Engenheiro Técnico Agrário no Ministério da Agricultura, tendo aí desenvolvido e deixado um legado original. No início dos anos 50 fundou o arquivo fotográfico da Direção-Geral dos Serviços Agrícolas (DGSA) do Ministério da Economia, percorreu várias zonas do país para registar as atividades das diversas dependências da DGSA, recolheu milhares de fotografias de pessoas, de ambientes urbanos e rurais, fez várias reportagens fotográficas das visitas oficiais, foi autor de diversos projetos editoriais, tendo escrito para revistas e jornais, organizou e foi júri de concursos profissionais de fotografia, entre muitas outras atividades. Procurou retratar, através da imagem, os percursos da agricultura (sementeiras, descortiçamento dos sobreiros, arranque e escolha de batata para ensacagem, transporte e debulha do trigo, aplicação de fertilizantes, varejo e apanha da azeitona, vindimas, entre outras atividades), pecuária e floresta de norte a sul de Portugal.

Para Artur Pastor, “a fotografia não é apenas a tradução de um simples negativo, do maravilhoso pôr do sol, de uma máscara fisionómica admirável, do momento colhido da sua mais espontânea perfeita feição, é sobretudo a minha opinião, a própria arte de ver.”

Os trabalhos fotográficos de Artur Pastor foram sempre impregnados de uma qualidade artística invulgar, tendo sido amplamente apreciados por entidades governamentais. Cada fotografia emanava sensibilidade e constituía o testemunho de um rosto, de uma terra, de uma faina existente em Portugal, em particular entre as décadas de 50 e 60. Pelo serviço prestado enquanto fotógrafo do Ministério da Agricultura foi agraciado - no final dos anos 60 - com a Medalha do Grau de Oficial da Ordem do Mérito Agrícola e Industrial (Classe do Mérito Agrícola). Também lhe foram atribuídos muitos outros prémios e menções honrosas a nível nacional e internacional.

O espólio de Artur Pastor está alojado em arquivos de várias entidades públicas, com particular destaque para o Arquivo Municipal de Lisboa. O Ministério da Agricultura e da Alimentação tem um acervo de imagem representativo da sua obra, gerido pelo Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), que retrata a atividade institucional e agrícola durante o serviço prestado no Ministério. O espólio de Artur Pastor integra também alguns dos seus equipamentos de trabalho, que se encontram expostos nas instalações do GPP.

Registar esta efeméride, é lembrar e louvar a envergadura e a marca que Artur Pastor nos deixou em fotografias do Portugal rural dos anos 1940-1990. É agradecer a poesia do seu olhar, a beleza e sensibilidade partilhadas em tantos e tantos retratos, as emoções que desencadeou, o talento que, pela imagem, deu voz e expressão às pessoas e à agricultura. Uma memória rica de fotógrafo humanista que continua a ser partilhada publicamente através de várias iniciativas.

 

Consulte aqui a amostra de imagens de Artur Pastor - acervo do GPP

ArturPastor foto

 Artur Pastor

Albufeira, década de 1960, Coleção da família

 

 Bibliografia:

  • A Fotografia e a Agricultura, por Artur Pastor, Ministério da Agricultura e Pescas, Direção Geral de Extensão Rural, março 1979
  • Artur Pastor - Catálogo da Exposição do Arquivo Municipal da Câmara Municipal de Lisboa, 2014
  • Artur Pastor - Câmara Municipal de Lisboa e Fundação Francisco Manuel dos Santos, outubro 2021

 

Consulte outras Iniciativas:

 


Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

18-04-2024

logotipo República Portguesa - Agricultura e Pescas

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar