Arquitetura verde da PAC pós-2020 em debate

Decorre de 29 a 31 de maio em Zafra (Badajoz), o Congresso “La arquitectura verde de la PAC post 2020” organizado pelo Ministerio de Agricultura, Pesca e Alimentação de Espanha, contando com mais de 170 participantes de 16 Estados Membros. Portugal estará representado pelo Diretor-Geral do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, Eduardo Diniz.

No decurso do congresso serão abordadas diferentes questões de âmbito agrícola e ambiental, tendo em vista a análise das oportunidades que a arquitetura verde poderá trazer à agricultura e pecuária e dos elementos distintos que a integram. Será analisado igualmente o novo instrumento dos eco regimes, associados a uma contrapartida pelo maior esforço ambiental por parte dos produtores.   

Durante o congresso será abordado o tema do desafio ambiental e a visão geral da nova "arquitetura verde" na PAC, na perspetiva das instituições europeias, com a participação da Comissão Europeia e da Presidência do Conselho da UE.

A realidade ambiental do Mediterrâneo será aprofundada numa mesa redonda com os representantes de alguns Estados Membros nomeadamente Portugal, em que serão debatidas as particularidades da agricultura mediterrânea, uma região especialmente afetada pelas consequências das alterações climáticas.

Está prevista ainda a apresentação de experiências e histórias de sucesso nos sistemas do Mediterrâneo, com a participação de vários centros de pesquisa nacionais e internacionais focados no estudo das culturas mediterrâneas, e outras organizações relacionadas ao setor agrícola, assim como visitas a explorações locais, que refletem a realidade da produção do Mediterrâneo permitindo a observação, in situ, de várias iniciativas em curso que podem servir como base para o design de futuros esquemas ecológicos.

Composição Zafra maio 2019

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

28-03-2024

 17 Digital PT 4C H FC AA

 

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar