Ações de Informação sobre a PAC

 

Apresentação de propostas para 2022

                         Prazo para apresentação de candidaturas: 25 janeiro 2022
  

 

A Comissão Europeia lançou um convite à apresentação de propostas de apoio a ações de informação sobre a Política Agrícola Comum (PAC) para 2021.

 

Objetivos

A Comissão Europeia cofinancia projetos para informar o público sobre a política agrícola comum (PAC), tendo o convite à apresentação de proposta neste âmbito o objetivo de criar confiança a nível da UE e entre todos os cidadãos, sejam eles agricultores ou não.

A PAC é uma política para todos os cidadãos da UE e os benefícios que lhes oferece devem ficar claramente demonstrados. As questões e mensagens-chave devem ser totalmente coerentes com a obrigação legal da Comissão de levar a efeito ações de informação sobre a PAC, nos termos do artigo 45.º do Regulamento (UE) n.º 1306/2013.

Qualquer pessoa ou entidade jurídica, como associações ou autoridades nacionais, pode participar no convite à proposta, publicado uma vez por ano, estando estabelecidos dois objetivos para todas as medidas de informação:

  • explicar e sensibilizar no âmbito do apoio da UE à agricultura e ao desenvolvimento rural através da PAC
  • proximidade com os agricultores e outros intervenientes nas zonas rurais e com o público em geral, para uma melhor comunicação sobre a PAC

As propostas apresentadas devem fornecer informações coerentes, objetivas e completas, tanto dentro como fora da UE, de forma a dar uma imagem global precisa da PAC.

Devem ter como objetivo geral o estabelecimento de confiança na UE e entre todos os cidadãos, agricultores e não agricultores, e a promoção de informação sobre a Política Agrícola Comum (PAC), e dos seus benefícios para os cidadãos da UE, em particular para a relevância do apoio para a agricultura e desenvolvimento rural.

 

Temas

 As propostas de medidas de informação devem ilustrar de que forma a nova PAC, contribuirá para a concretização das prioridades políticas da Comissão Europeia, em coerência com o Pacto Ecológico Europeu (no âmbito do qual foram adotadas a Estratégia do Prado ao Prato), a Estratégia para a Biodiversidade e o Plano de Ação para a Produção Biológica, integrando questões essenciais para a agricultura e áreas rurais.

A nova PAC constitui um instrumento importante para a promoção de práticas agroecológicas, para a gestão da transição para sistemas de produção alimentar sustentáveis e no reforço dos esforços dos agricultores europeus para contribuir para os objetivos climáticos da UE e para proteger o ambiente, bem como para atingir as metas estabelecidas no Acordo Verde Europeu.

 

Âmbito das Actividades

As ações de informação podem incluir atividades como produção de material multimédia e audiovisual, atividades web e em redes sociais, campanhas, conferências, seminários, workshops e estudos no âmbito de temas relacionados com a PAC.

Não são elegíveis atividades relacionadas com medidas obrigatórias e reuniões de órgãos instituídos.

 

Grupos-alvo

O público-alvo dos temas é o público em geral (em particular, os jovens das zonas urbanas) e / ou os agricultores e outras partes ativas nas zonas rurais.

No que se refere ao grupo integrando crianças em idade escolar, professores, estudantes universitários, devem ser integradas novas abordagens para sensibilização sobre a nova PAC e sobre os benefícios para a sociedade, ao nível dos desafios climáticos, saúde e qualidade de vida.

Nas ações dirigidas aos stakeholders, devem ser integradas atividades que contribuam para a sensibilização sobre o contributo da PAC para o apoio da sustentabilidade social, ambiental e económica da agricultura.

 

Calendário indicativo

 Planeamento (previsões)

  Início do prazo para a apresentação de propostas

  28/11/2021

  Data Limite para apresentação de propostas

  25/01/2022 - 17:00:00 (CET Bruxelas)

  Avaliação

  Fevereiro a Maio 2022

  Informações sobre os resultados da avaliação

  Junho 2022

  Assinatura da convenção de subvenção

  Julho 2022

 

Os projetos não podem ter duração superior a 12 meses

 

Legislação

 

Submissão de propostas 

Todas as propostas devem ser apresentadas por via eletrónica através da plataforma

 

A informação relativa ao convite à apresentação de propostas para 2023 está disponível no portal de financiamento e concursos até ao final de 2022

 

Arquivo 20212020

Contactos

Email: geral@gpp.pt

 

Telefone:

(+351) 213 234 600

 

 

Encarregado da Proteção de Dados do GPP: encarregado.protecao.dados@gpp.pt

 

Data de atualização

08-08-2022

 17 Digital PT 4C H FC AA

 

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar