Rede BovINE | Prioridades para 2021 refletem necessidades dos produtores Europeus de bovinos de carne

05/05/2021

As necessidades primordiais dos Produtores Europeus de Bovinos de Carne determinam a seleção dos tópicos prioritários para 2021 da Rede BovINE financiada pela UE

Ao longo do último ano, os produtores de carne de bovino de toda a Europa têm estado envolvidos na rede BovINE, através da participação em encontros nacionais e internacionais, em constante diálogo com os respetivos Coordenadores das Redes Regionais (Network Managers - NMs), para transmitirem e partilharem as suas necessidades de informação, de ferramentas e de orientação prática, no sentido de garantir uma maior sustentabilidade da gestão e das práticas implementadas nas suas explorações.

Este intercâmbio traduziu-se na seleção de 8 novos Temas Prioritários em que o BovINE se concentrará durante o ano de 2021, dois em cada uma das quatro áreas temáticas do projeto – Resiliência Socioeconómica; Saúde e Bem-Estar Animal; Eficiência Produtiva e Qualidade da Carne; e Sustentabilidade Ambiental.

Os Tópicos Prioritários do BovINE para 2021 incluem temas que vão desde ferramentas de apoio aos produtores num tempo de mudanças significativas no mercado até à identificação de sistemas de recompensa à promoção da sustentabilidade ambiental; desde a avaliação da vitalidade dos vitelos após o nascimento até a identificação de formas de otimizar a colheita de indicadores de bem-estar animal.

Os quatro Grupos Técnicos de Trabalho (TWGs) do projeto – um por área temática – coordenado por investigadores de instituições de investigação de renome, serão apoiados por grupos de peritos e pelos NMs das Associações de Produtores, para identificar publicações de referência, políticas e recomendações práticas, material visual validado, e boas práticas agrícolas, no sentido de coligir soluções que possam dar resposta às necessidades prioritárias identificadas para o sector da produção de carne de bovino.

Em 2021, o BovINE testará em explorações-alvo ou com grupos de especialistas externos, as inovações identificadas em 2020 com base nos tópicos prioritários originais. Em 2022, a equipe do projeto validará as inovações de pesquisa encontradas para abordar os temas selecionados para 2021. Os nove NMs organizarão reuniões nacionais em setembro/outubro - online e/ou presencialmente - onde toda a informação sobre as soluções identificadas será partilhada para análise e discussão por todas as partes interessadas. Simultaneamente, será iniciada uma nova procura de identificação das necessidades prioritárias para a produção.
O encontro transnacional do projeto BovINE ocorrerá em dezembro de 2021 e apresentará a toda a cadeia de produção carne de bovino na Europa, o conhecimento e a informação recolhido pelo conjunto destas ações, nas quatro áreas temáticas atrás identificadas. Toda esta informação será disponibilizada, através da plataforma BovINE Knowledge Hub (BKH), a todos os utilizadores registados.

 

Mais informação sobre os Tópicos Prioritários está disponível no site do Bovine www.bovine-eu.net e na plataforma Bovine Knowledge Hub (BKH) - https://hub.bovine-eu.net/login

Press release

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

28-03-2024

 17 Digital PT 4C H FC AA

 

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar