9 de maio | Dia da Europa 2021: o Futuro da União Europeia

07/05/2021

O “Dia da Europa”, comemorado anualmente a 9 de maio, é marcado este ano pelo debate com os cidadãos sobre a visão para o Futuro da Europa.

Proclamado no Conselho Europeu de Milão, de 28 e 29 de junho de 1985, foi celebrado pela primeira vez em 1986, promovendo a união entre os países da União Europeia e assinalando o aniversário da histórica "Declaração Schuman". Num discurso proferido em Paris a 9 de maio de 1950 o ministro dos Negócios Estrangeiros de França, Robert Schuman, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que viria a dar origem ao tratado que estabeleceu as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia.

Baseada numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, a proposta destacava os valores de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social, equilíbrio ambiental e regional e incluía a criação de uma instituição europeia supranacional incumbida de gerir as matérias-primas que, nessa altura, constituíam a base do poderio militar: o carvão e o aço.

Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da União Europeia, o “Dia da Europa” é também reconhecido como “Dia da União Europeia”.

Este ano, a celebração do Dia da Europa é marcada pela realização da Conferência sobre o Futuro da Europa, disponibilizando aos europeus uma plataforma para partilhar ideias e ajudar a escrever o futuro da Europa - #OFuturoÉTeu

As instituições europeias abrem as suas portas ao público em “modo virtual”, estando previstas diversas iniciativas nos Estados Membros, para que os cidadãos de toda a UE descubram mais sobre a União e o seu funcionamento.

Saiba mais

UE

 

Realizam-se várias iniciativas, como a entrega de prémios de concursos, palestras, concertos e o lançamento de livros, organizados pela Comissão Europeia, pelo Parlamento Europeu e Conselho da UE, em parceria com outras entidades.

Tire uma Selfie no Conselho da União Europeia

selfie

Visite a exposição virtual 

expo

 

Associada à celebração do Dia da Europa, a Presidência Portuguesa da União Europeia, organiza a Cimeira Social, a 7 de maio, na cidade do Porto, tendo por objetivo promover a implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais e do respetivo Plano de Ação, destacando o seu papel central na recuperação europeia e na adaptação às transições climática, digital e demográfica. Será também uma oportunidade para reforçar o diálogo com os parceiros sociais e com os cidadãos

No dia 8 de maio, sucedendo-se à Cimeira Social do Porto, realiza-se a Reunião Informal de Chefes de Estado ou de Governo da UE.

No dia 9 de maio, a Orquestra de Jovens da União Europeia (EUYO) celebra o Dia da Europa 2021 e a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia com uma atuação especial. – assista aqui

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

24-04-2024

logotipo República Portguesa - Agricultura e Pescas

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar