"Indústria Agroalimentar - nova edição da CULTIVAR publicada pelo GPP | sessão debate a 8 de fevereiro

23/01/2024 (atualizada a 29/01/2024)

O GPP divulga a edição n.º 29 da publicação CULTIVAR - Cadernos de Análise e Prospetiva, dedicada ao tema da indústria agroalimentar.

A indústria agroalimentar desempenha um papel essencial na economia global, contribuindo para a segurança alimentar com o fornecimento de alimentos seguros e saudáveis às populações e criando valor a partir de matérias-primas agrícolas, que em grande parte, no caso de Portugal, são recursos endógenos.

Num contexto de redução da importância do setor industrial na economia global, destaca-se a evolução positiva do valor acrescentado da indústria agroalimentar nacional, revelando uma grande capacidade de resiliência e resposta a desafios tão variados como a digitalização, a energia, a economia circular, a bioeconomia, as preocupações com a nutrição. O potencial da indústria agroalimentar é particularmente determinante no que se refere a assegurar o abastecimento alimentar nacional e a orientação para o mercado externo, contribuindo para o desenvolvimento do setor primário nacional, quer na agricultura, quer nas pescas.

Esta edição integra um conjunto de artigos que permitem uma reflexão abrangente sobre a evolução do setor agroalimentar e a sua sustentabilidade, bem como sobre os desafios que enfrenta e as perspetivas futuras.

Com o objetivo de promover uma reflexão alargada sobre o tema, o GPP vai realizar uma sessão de debate a 8 de fevereiro | Programa. A sessão decorrerá em formato presencial nas instalações do Ministério da Agricultura e da Alimentação, com transmissão em direto pelo canal GPP no YouTube.

Para inscrição presencial na sessão, inscreva-se aqui.

 

Ver vídeo de apresentação 

 

 

Ver publicação CULTIVAR 29 - pdf | E-book

Consultar outras edições da publicação CULTIVAR

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

26-04-2024

logotipo República Portguesa - Agricultura e Pescas

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar