GPP promoveu debate sobre o Investimento na Agricultura | Disponível a gravação da sessão

21/10/2022

A apresentação e debate do tema da edição n.º 25 da publicação CULTIVAR – “Investimento na agricultura”, decorreu a 19 de outubro de 2022 no Salão do Marquês do Ministério da Agricultura e da Alimentação, em Lisboa.

Cultivar25 sessaodebate Composicao


O Diretor-Geral do GPP, Eduardo Diniz efetuou o enquadramento da sessão e do tema em debate, seguindo-se uma breve exposição sobre o investimento na agricultura enquanto elemento central nas políticas públicas dedicadas ao setor agrícola, por Bruno Dimas, Subdiretor-Geral do GPP. A mesa redonda contou com a participação de Filipe Charters de Azevedo (Economista), José Martino (Engenheiro Agrónomo) e Luís Caetano (Empresário agrícola), tendo o debate sido moderado por Bruno Dimas.

Foi unânime para o painel, que o atual modelo de investimento na agricultura tem fragilidades. Neste sentido, o debate incidiu na troca de perspetivas sobre as mudanças essenciais que é necessário empreender.

Na reflexão conjunta foram abordadas questões em torno da relevância da atribuição de apoios para Portugal fazer face à concorrência dos seus congéneres europeus. Durante a sessão também foi mencionada a importância de articular o calendário da economia real com o ciclo administrativo de atribuição e gestão do financiamento. Neste âmbito, foi sublinhado que uma maior transparência deste processo favorece o desenvolvimento e aumenta a competitividade.
A rentabilidade foi identificada como um fator de risco para investir na agricultura. Este fator tem vindo a desvalorizar a imagem da atividade, afastando potenciais interessados em apostar no setor agrícola. Para além disso, os constrangimentos na colaboração entre entidades desta área não têm contribuído para uma maior eficiência dos projetos.

Com este debate, o GPP pretende dar continuidade a um espaço de reflexão sobre temáticas relevantes para a atividade do setor e para a decisão política.

  

Veja a gravação da sessao de debate aqui

Nota: No dia desta sessão ocorreram constrangimentos na gravação do som em sala pelo que, infelizmente, a qualidade não é a melhor. Lamentamos o sucedido, sugerindo que nas configurações do PC ou dispositivo móvel, se aumente o volume de som na medida do possível, para melhor audição.

 

Ver informação sobre a sessão (programa e divulgação)
Edição n.º 25 da CULTIVAR disponível em Publicações CULTIVAR

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

18-04-2024

logotipo República Portguesa - Agricultura e Pescas

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar