Dia Internacional dos Arquivos | 9 de junho de 2023

06/06/2023

O Dia Internacional dos Arquivos foi instituído pela Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (International Council of Archives - ICA) em 2007, com o objetivo de promover o papel do setor arquivístico na sociedade. A celebração desta efeméride também pretende consciencializar as comunidades e as entidades produtoras de documentos arquivísticos sobre o valor dos arquivos para a garantia dos direitos dos cidadãos, transparência da atuação pública e preservação da memória individual e coletiva.

Os arquivos são espaços de comunicação com o passado, presente e futuro. Neste sentido, o ICA - que em 2023 comemora 75 anos - promove a Semana Internacional dos Arquivos de 5 a 9 de junho. O programa inclui webinars e outras atividades virtuais para envolver a sociedade civil na reflexão e debate do valor inerente aos arquivos.

No âmbito do Dia Internacional dos Arquivos, realiza-se a iniciativa «Os desafios da “década digital” para a Gestão da Informação e Conhecimento», promovido pela Rede para a Gestão da Informação e Conhecimento (GIC) das Secretarias-Gerais, na qual faz parte o Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP). O evento realiza-se a 7 de junho no Teatro Thalia, em Lisboa, com o objetivo de partilhar e debater experiências inovadoras de gestão e preservação da informação arquivística em diferentes áreas governativas.

 

Associado à temática da organização dos arquivos, o GPP divulga a Newsletter Galeria GPP | Evolução da organização dos arquivos no Ministério da Agricultura | Edição n.º 8 - junho 2023

Outras iniciativas:

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

28-03-2024

 17 Digital PT 4C H FC AA

 

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar