Cultivar_10_Trabalho na agricultura e as novas tendências laborais

cadernos de análise e prospetiva CULTIVAR N.º 10 DEZEMBRO 2017 70 tadas algumas estratégias interessantes e com impacto, como sejam: • Definir um plano de carreira e um programa de formação desafiante e adaptado ao perfil de cada colaborador; • Criar uma lógica de mentoria, aproximando atuais e futuros líderes internos e preparando a sucessão na empresa; • Promover a delegação e a autonomia dos tra- balhadores, dando responsabilidade e as con- dições necessárias para que esta nova geração possa aplicar e desenvolver o seu talento, conhe- cimento e competências; • Apostar numa cultura de feedback numa base regular e de forma construtiva; • Disseminar a cultura da organização, utilizando estratégias simples de comunicação interna e promovendo eventos e iniciativas que ajudem a consolidar os valores e o propósito da organiza- ção; • Valorizar o compromisso dos colaboradores, não só em termos de compensação monetária, mas também na promoção do equilíbrio entre o tra- balho e a vida pessoal; • Partilhar, de forma sistemática, os resultados da organização a vários níveis, e não apenas os resultados financeiros; • Implementar uma estratégia de sustentabilidade, que envolva todos os colaboradores e que ajude a dar mais sentido ao trabalho do dia-a-dia. A maioria destas ações são aparentemente simples, mas na prática (e sei bem que sim!) acabam por ser muitas vezes difíceis de implementar. Na grande maioria das organizações, independentemente da sua dimensão, estes assuntos estão em cima da mesa há muito tempo. No entanto, a entrada desta geração millennials no mercado de trabalho leva a que se tornem prioritários. O emprego qualificado no setor irá certamente aumentar nos próximos anos, o que será funda- mental para responder ao desafio de acrescentar valor à produção nacional e à crescente internacio- nalização dos produtos. Esta nova geração será a chave para responder a este desafio.

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