Newsletter n.º 27
31 janeiro 2019



GPP apresenta nova edição da publicação CULTIVAR – “O Eucalipto”

Nesta 14.ª edição da CULTIVAR, dedicada ao tema da "O Eucalipto", o GPP pretende efetuar análises abrangentes da agricultura, floresta, território e sistemas alimentares, com contributos que compreendem um caráter marcadamente multifatorial. A opção por este tema do eucalipto tem precisamente por objetivo focalizar um debate que se encontra muito polarizado e assim promover uma abordagem com base no conhecimento, nomeadamente científico, de modo a permitir uma reflexão fundamentada sobre um assunto que tem gerado expectativas muito divergentes na nossa sociedade.

Com recurso a textos de especialistas que apresentam as várias perspetivas sobre a questão, conjugando o conhecimento das áreas ambientais e económicas, procura-se assim contribuir para esclarecer todos os envolvidos e o público em geral, permitindo uma visão global no contexto da economia e dos recursos naturais do país, do mundo rural e da floresta nacional em particular.

A Edição n.º 14 da CULTIVAR encontra-se publicada em formato digital, para download, na página web do GPP (www.gpp.pt) | Publicações CULTIVAR

Agenda


Fruit Logistica 2019
6-8 fevereiro 2019 | Berlim
-  Ver informações

O Futuro dos Jovens Agricultores em Portugal 
7 fevereiro 2019 | Vinhais
-  Ver informações 

1º Congresso Ibérico do Milho 
13-14 fevereiro 2019 | Lisboa
-  Ver informações 

A Agricultura num mundo em mudança 
19 fevereiro 2019 | Lisboa
-  Ver informações 

Lusoflora 2019 
22-23 fevereiro 2019 | Santarém
-  Ver informações 

Sessão debate | CULTIVAR 14 - O Eucalipto
26 fevereiro | Lisboa


» Ver outros Eventos / Iniciativas

Dossiers
PAC | Agricultura | Florestas | Apoios e Programas | Consultas 
Conselho de Ministros de Agricultura e Pescas | 28 de janeiro de 2019

A Presidência romena apresentou as prioridades e o programa para o primeiro semestre de 2019, cujo objetivo global será assegurar a coesão como um valor comum europeu.

No domínio da agricultura, a principal prioridade da Presidência romena centra-se na negociação do pacote de reforma da PAC pós-2020, tendo Petre Daea, ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural da Roménia e presidente do Conselho, referido a importância de uma política agrícola moderna e funcional enquanto contributo determinante para o aumento da coesão das zonas rurais e preservação da vitalidade e competitividade da agricultura europeia.

Nesta matéria, o Conselho procedeu a uma troca de pontos de vista sobre o novo modelo baseado no desempenho proposto no pacote de reforma da PAC pós-2020, debruçando-se, em especial, sobre elementos como o prazo anual, a abordagem progressiva dos objetivos e os possíveis desvios.
Os ministros esperam que a Comissão Europeia apresente nas próximas semanas um “modelo tipo” a fim de se avaliar o volume de informação requerida e exequibilidade dos prazos propostos, caso os Estados Membros (EM) tenham de comprovar a eficácia dos planos estratégicos sobre determinados elementos qualitativos. Solicitaram ainda um período de transição em que seria concedida flexibilidade aos EM a fim de se adaptarem ao novo sistema, questão a que o Comissário Phil Hogan manifestou dificuldade em aceitar.      
Os ministros debateram ainda a reserva agrícola e a disciplina financeira, tendo a Comissão Europeia informado os ministros sobre a arquitetura ecológica.

No que respeita à organização comum de mercado, o Conselho debateu as disposições relativas ao setor vitivinícola e, nomeadamente, a possível abertura do mercado a novas castas de uva de vinho. Nesta matéria, a maioria dos EM defenderam a manutenção da proibição para castas de uvas de vinho específicas, tendo nesse sentido sido apresentada posição conjunta subscrita por Portugal.
Portugal manifestou a necessidade de prudência nesta matéria, de forma a não se inverter o longo percurso e investimento desenvolvido na UE a favor da qualidade e segurança, posição que a Comissão Europeia reconheceu, informando ser necessária nova reflexão sobre esta matéria.
    
No âmbito do Plano da UE para as proteínas vegetais, o Conselho foi informado sobre o relatório apresentado pela Comissão e analisou diferentes modos de intensificar a sua produção de uma forma económica e ecológica. Os ministros centraram-se, em particular, sobre os instrumentos práticos e as oportunidades potenciais, bem como sobre o papel do apoio associado voluntário, tendo a Presidência romena assumido a necessidade de tomar medidas concretas e de mobilizar investimentos para apoiar o crescimento de um setor que desempenha um papel essencial tanto na nutrição humana como nos alimentos para consumo animal.

Os ministros foram ainda informados sobre os resultados da conferência subordinada ao tema "Erradicação da peste suína africana na UE e gestão a longo prazo das populações de javalis", da criação de um Centro Internacional de Soluções para a Resistência aos Agentes Antimicrobianos e sobre a questão da dualidade de critérios na qualidade dos alimentos.

Conferência Imprensa (Video) | Declarações Ministro Agricultura PT (Video)
Presidência Romena do Conselho da União Europeia

A partir de 1 de janeiro de 2019, a Roménia assegura a presidência do Conselho da União Europeia, tendo como lema “Coesão, um valor Europeu comum”, focado na importância de retorno a objetivos primordiais do projeto da Comunidade e tendo por base 4 pilares: Europa de convergência, Europa mais segura, Europa como ator global mais forte e Europa de valores comuns.    

No domínio da agricultura, a principal prioridade da Presidência romena será a negociação do pacote legislativo relativo à reforma da política agrícola comum (PAC), no contexto do próximo quadro financeiro plurianual para 2021-2027. Entre as outras prioridades estarão a bioeconomia, a inovação, a investigação agrária, as proteínas vegetais e a saúde animal e a fitossanidade, sendo também abordadas matérias como a transparência do sistema da UE na avaliação de riscos na cadeia alimentar, o processo de tomada de decisões, a comunicação eficaz e consistente e a sensibilização dos cidadãos.

No âmbito da Floresta, será dada especial atenção na adaptação às alterações climáticas e na gestão sustentável das florestas, no contexto da Agenda 2030 e do processo “Forest Europe”, bem como na promoção de uma nova estratégia florestal para a União Europeia após 2020.

No que se refere às pescas, a Presidência continuará a trabalhar nos planos de gestão plurianuais e no Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), bem como na dimensão externa da política comum das pescas.

Sessões do Conselho "Agricultura e Pescas": 28 de janeiro, 18 de março, 15 e 16 abril, 14 de maio e 18 de junho. A Reunião informal dos Ministros da Agricultura terá lugar de 3 a 4 de junho.

Ver mais informação | Programa da Presidência Romena
 
AICEP e GPP assinam protocolo de cooperação no âmbito da internacionalização e captação de investimento nos setores agroalimentar e florestal

No dia 20 de dezembro de 2018, o Presidente da AICEP Portugal Global, Dr. Luís Castro Henriques e o Diretor-Geral do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, Eng. Eduardo Diniz, assinaram um protocolo de cooperação com vista ao desenvolvimento de estratégias conjuntas de internacionalização e captação de investimento.
O Protocolo enquadra-se no âmbito do Programa Internacionalizar e contempla um plano anual de desenvolvimento de ações conjuntas de apoio às empresas e investidores, nomeadamente através da melhoria da partilha de informação de mercados e oportunidades de negócio e das ações externas no âmbito da internacionalização dos sectores agroalimentar e das florestas.
A cooperação entre estes dois organismos visa também a identificação de eventuais barreiras não tarifárias à exportação de produtos portugueses nos sectores identificados bem como o trabalho em rede para a sua resolução.

Ver mais informação
 

Estatuto de “Jovem Empresário Rural”

O Decreto-Lei n.º 9/2019, de 18 janeiro cria o estatuto de “Jovem Empresário Rural”, adiante designado por JER e define o respetivo procedimento de reconhecimento.

Com a consagração deste estatuto pretende-se contribuir para a formulação de Medidas que incentivem os jovens a apostar na inovação e empreendedorismo, conduzindo à sua instalação no espaço rural, que inequivocamente contribuirá para a dinamização económica, empresarial e demográfica desses territórios.
Para a concretização dessas medidas, tem subjacente a articulação entre as diferentes entidades da Administração Pública e da sociedade em geral.

Ver Decreto-Lei

 
Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães

Em 2019 inicia-se a celebração do V Centenário da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães. Durante 4 anos serão realizados inúmeros eventos e iniciativas comemorativas que assinalam os 500 anos da primeira viagem à volta do mundo realizada pelo navegador português Fernão de Magalhães.
A herança cultural da Viagem de Magalhães e a sua relevância no plano patrimonial, mantêm-se até aos dias de hoje, a nível global, pelo que a celebração de Magalhães e da circum-navegação é também o reconhecimento e a valorização da Ciência, da curiosidade científica e do Conhecimento.

Magalhães | Programa de Comemorações



Website GPP - Acesso a notificações

O GPP informa que tem disponível no seu site a possibilidade de subscrição de RSS, o que permite ao usuário receber notícias à medida que as mesmas são atualizadas.

Para subscrição das notificações RSS, aceder em www.gpp.pt


 
Publicações
 
 
The Post-2020 Common Agricultural Policy: Environmental Benefits and Simplification


Os cidadãos da UE esperam que a PAC contribua mais eficazmente para o cuidado do ambiente e do clima, mas esta não é a única expectativa. Os agricultores, bem como as administrações nacionais e regionais, queixam-se da complexidade da política em certos aspetos e pediram claramente que esta carga administrativa fosse aliviada.
Este documento apresenta uma síntese da abordagem da Comissão Europeia no âmbito da simplificação das medidas relacionadas com ambiente e clima, integradas nas propostas apresentadas para a PAC após 2020.
European Commission, 19 janeiro 2019

Ver publicação


Global Outlook on Financing for Sustainable Development 2019 - Time to Face the Challenge

Este relatório, o primeiro de uma série, analisa a importância do cumprimento dos compromissos da Agenda 2030, tendo em vista a maximização do desenvolvimento dos recursos existentes e futuros. Define um caminho para as necessárias mudanças na avaliação, políticas e medidas para atingir esses objetivos.
OCDE, 2018

Ver publicação

Guidance on cascading use of biomass with selected good practice examples on woody biomass

O Plano de Ação para a economia circular, adotado em 2015, integra medidas que visam fechar o ciclo de vida de produtos e materiais, mantendo seu valor na economia o máximo possível, minimizando a geração de resíduos e maximizando a reciclagem e a reutilização, ou seja, a "circularidade". Este documento orientador insere-se nesse compromisso, tendo por objetivo a promoção do uso eficiente de recursos de base biológica através da disseminação de melhores práticas sobre o uso em cascata da biomassa e apoio à inovação na bioeconomia.
European Commission, 16 novembro 2018

Ver publicação






Functional Biodiversity in the Vineyard

Relatório publicado pela OIV - Organização Internacional da Vinha e do Vinho, efetuando uma abordagem aos principais aspetos da biodiversidade funcional no setor vitícola. Contou com a participação de peritos nacionais da ADVID - Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense e da Sogrape Vinhos S.A.

OIV - Organização Internacional da Vinha e do Vinho, dezembro 2018

Ver publicação

Ver outras publicações
Legislação 
Diário da República / Jornal Oficial da UE
Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural | Mar | Outros
Clique para ver página de legislação

 
Outras Edições
Copyright © 2016 GPP, All rights reserved.

Contacto: comunicacao@gpp.pt

Quer alterar a subscrição desta newsletter?
Pode atualizar as suas preferências ou cancelar a subscrição