CULTIVAR 9 - Gastronomia

37 Paisagens alimentares e a (re)invenção da gastronomia em Portugal FRANCISCO BENDRAO SARMENTO Chefe do Escritório de Informação FAO em Portugal e junto da CPLP Introdução Portugal está na moda. A comida portuguesa tam- bém. Assim pensam alguns chefs portugueses que no seu relativamente recente “Manifesto para o Futuro da Cozinha Portuguesa” apresentam, logo à partida, o que os distingue: “ Temos orgulho no nosso país, na nossa tradição gastronómica e reconhecemos a riqueza da identidade da cozinha portuguesa !” 1 . Mas o Manifesto é mais amplo. Refere, por exem- plo, que “ A nossa identidade gastronómica é a nossa ori- gem, o que nos funda como cozinheiros(as) – é o reflexo do nosso território mas também dos povos e cultu- ras que a influenciam desde séculos aos dias de hoje, contribuindo para a sua riqueza e diversidade”. Ou seja, os chefs identificam-se com uma gastronomia territorializada – dela emergem e a ela prometem lealdade. 1 Disponível em http://sanguenaguelra.pt/manifesto/ [Nota da equipa editorial: Ver também Secção III desta edição] Esta lealdade remeter-nos-ia para uma discus- são sobre a origem desta possível recomposição identitária da gastronomia portuguesa, tema que sendo vasto, não pretendemos aqui tratar com pro- fundidade. Irei apenas mencionar algumas ques- tões ligadas com a sua atual ligação aos territórios, tendo em conta possíveis impactos desse “estar na moda”. De facto, a valorização da gastronomia por- tuguesa, ou das diversas gastronomias presentes no nosso país, traz consigo ameaças e algumas oportunidades. Importa compreender melhor este contexto para, tal como sugere o Manifesto, “desa- fiar todos os cozinheiros, consumidores, produtores, fornecedores, empresários do sector, jornalistas, inves- tigadores, críticos, artistas, pensadores, a assumi- rem-se como agentes de mudança e de promoção da cozinha portuguesa!” É esse um dos objetivos deste artigo, que apa- rece num momento em que se verifica uma apa- rente conjugação de interesses entre forças globais e locais na (re)valorização de identidades culinárias visando a atração de turistas. … a valorização da gastronomia portuguesa, ou das diversas gastronomias presentes no nosso país, traz consigo ameaças e algumas oportunidades.

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