CULTIVAR 9 - Gastronomia

31 A marca Vinhos de Portugal e sua projeção para o caso da Gastronomia Portuguesa JORGE MONTEIRO Presidente da ViniPortugal Num exercício que de forma sistemática arrancou em 2008, sob dinamização do IVV, Instituto da Vinha e do Vinho, o setor do vinho português envolveu- -se, de uma forma muito ativa, na criação da Marca Vinhos de Portugal / Wines of Portugal . As suas ori- gens mais remotas encontram-se no Estudo Porter 1 , em que uma das recomen- dações consistia no desen- volvimento de uma IG, Indicação Geográfica “Por- tugal”. Não sendo tal possí- vel à luz da regulamentação comunitária, a alternativa foi um investimento sério na construção de uma “marca país”, na qual assen- tasse uma estratégia coletiva e consistente de afir- 1 O 2º Estudo Porter, assim vulgarmente designado, foi rea- lizado, a pedido da VINIPORTUGAL, pela Monitor Com- pany liderada pelo Professor Michael Porter, e encontra- -se plasmado num conjunto de documentos publicados em 29 de Maio de 2003: • Resumo da Competitividade do Cluster e Introdução a Campanhas de Acção • Campanha 1: Activar a Estratégia do Cluster do Vinho • Estratégia de Marketing para Vinhos Portugueses na GB e nos EUA • Pontos de Acção Adicional nos mercados da GB e dos EUA mação de Portugal enquanto produtor de vinhos de classe internacional. Tratou-se de um trabalho conjunto que envolveu os mais diversos atores, privados e institucionais, tendo como objetivo criar uma marca Portugal, “ que con- fira visibilidade e notorie- dade aos vinhos portugue- ses, assente numa imagem de qualidade e diferença, que permita reunir, acolher e promover, através de uma imagem promocional forte, (…) [os vinhos] que reú- nam e participem de determinados requisitos, (…) ”. Este trabalho culmina em 2010 com a criação de uma Comissão Executiva da Marca, com respon- sabilidades de gestão da mesma, garantindo o cumprimento de regras e princípios constantes no Manual de Utilização da Marca Vinhos de Portugal e do seu Brand Book . Muito trabalho foi levado a cabo até que se che- gasse aos tempos atuais, num processo evolutivo e de permanente aprendizagem, refletido no desen- volvimento de diversos instrumentos de orientação e gestão. Tratou-se de um trabalho conjunto que envolveu os mais diversos atores, privados e institucionais, tendo como objetivo criar uma marca Portugal…

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