Cultivar_6_Comercio Internacioanl

Que modelo de comércio internacional para a agricultura e alimentação? 31 cedimentos para uma realidade diferente e em per- manente mutação. Antes de mais é necessário construir um negócio de sucesso de âmbito nacional: • Analisar a procura e determinar as lacunas exis- tentes e as oportunidades potenciais; • Criar uma estrutura humana dinâmica e qualifi- cada que permita responder a um nível de exi- gência elevado e em simultâneo imprimir dina- mismo e pro atividade ao negócio; • Investir num sistema produtivo atualizado, rigo- roso e eficiente que seja capaz de alcançar um output objetivamente competitivo; • Não negligenciar a importância da massa critica e da dimensão; • Desenvolver uma cultura de gestão profissional, transparente e norteada por fortes princípios éti- cos, que permitam suportar uma evolução sus- tentável no longo prazo. Só tendo uma base sólida, eficiente e preparada será recomendável pensar em expandir para outros mercados, assumindo um nível de risco relativa- mente controlado. Como encontrar Oceanos Azuis A busca do oceano azul é talvez o maior desafio que se coloca a uma empresa ou até a um sector que pretende desenvolver-se de uma forma posi- tiva e sustentada. Reunidas as condições para começar a definir uma estratégia de internacionalização, o primeiro desa- fio é encontrar mercados com potencial relevante, “ fit ” com os produtos da empresa, viáveis do ponto de vista operacional e legal e onde seja possível criar valor. Esta etapa exige uma mudança significa de para- digma: abandonar ideias pré-concebidas, facilida- des aparentes, proximidade “ de per se ”. É necessário “sair da caixa”, pesquisar, analisar, estudar e aprofundar, ultrapassar barreiras cultu- rais e físicas e procurar, sobretudo, onde poucos se aventuram. Deve ser tomado o tempo suficiente para adqui- rir um conhecimento e uma sensibilidade ao mer- cado e à cultura, às formas de relacionamento, ao funcionamento legal. Qualquer precipitação, nesta fase, poderá ter um custo muito elevado. As decisões devem ser solidamente sustentadas por uma exaustiva análise quantitativa das várias vertentes da operação. O conhecimento real e “ in loco ” do mercado é, igualmente, fundamental para adquirir sensibilidade que permita avaliar da viabili- dade do desenvolvimento do negócio. Este período de aproximação, conhecimento, avaliação, se feito de forma sistemática e com rigor, pode evitar mui- tos contratempos e outros impactos potencial- mente negativos para a empresa. Considerações de ordem politica, de segurança, organização e regulação financeira, sistema fiscal e forma de funcionamento da justiça são também parte fundamental desta análise prévia e detalhada. Toda a pesquisa deve ser enquadrada no contexto do mercado global e das suas interações. Atual- mente é totalmente irrealista considerar que os mercados operam de forma estanque ou relativa- mente autónoma. As inter-relações, aos mais varia- dos níveis, condicionam fortemente as metodolo- gias e abordagens e os resultados das iniciativas. Minimizar o embate e capitalizar na dife- rença Atualmente as maiores oportunidades, nomeada- mente para os produtos agrícolas e agroindustriais

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