CULTIVAR 1 - Volatilidade dos Mercados Agrícolas

47 As dinâmicas de mercado e os seus impactos na produção de milho em Portugal Jorge Neves Diretor Geral, Agromais A produção e o comércio mundial de milho  O que influencia os mercados e a formação dos preços São múltiplos e complexos os fatores que dificultam uma análise simplista deste tema. Desde logo porque existe uma profunda interação entre aquilo que se reconhece hoje como a essência da globaliza- ção e a velha teoria da formação dos preços baseada simplesmente na oferta e na procura. A leitura dos números contidos no Quadro 1 (produção e comércio mundial de milho) conduz-nos, inevitavelmente, às seguintes conclusões que, por si só, não justificam a questão essencial, mas aju- dam-nos a encontrar algumas pistas: Mais de 85% da produção mundial de milho está concentrada em 12 países (considerando aUE um único bloco), sendo que o quarteto Estados Unidos da América, União Europeia, China e Brasil repre- sentam mais de 70% dessa produção. Esta constatação, por si só, não é alarmante, já que, apesar da concentração “política e administra- tiva”, existe uma dispersão enormíssima das áreas de produção, minimizando as grandes oscilações decorrentes de aleatoriedades climáticas. O problema está, exatamente, na enorme concentração da decisão política associada à produção de bens agrícolas e aos interesses subjacentes aos acordos regio- nais e mundiais sobre livre comércio.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDU0OTkw