Covid19 - Ponto de situação nos mercados de diversos países

A AICEP disponibilizou na sua página da internet um ponto de situação dos mercados de vários países, na sequência do surto do COVID 19, com informação obtida através da sua rede externa - https://www.portugalexporta.pt/mercados-internacionais/impacto-covid-19.

Na atualização que a AICEP fez a esta informação, foi incluído um novo item sobre “As principais medidas preconizadas para reinício da atividade económica”. A análise passou a incluir 38 países, após terem sido acrescentados a Áustria, Dinamarca, Irão, Malásia e Senegal”.

Trata-se de um trabalho evolutivo, que pretende ser atualizado à medida que a situação evoluir e que foca as várias áreas de atividade mais afetadas em cada um dos mercados, indicando os constrangimentos logísticos e não logísticos e as medidas adotadas pelos governos, de acordo com a informação disponível. Alguns países elencam a agricultura como área afetada bem como constrangimentos, a vários níveis, que têm repercussões nas atividades de produção e comércio agrícolas.

A nível global, a redução da atividade económica após o surto de COVID19 afetou de forma expressiva o comércio internacional. A crescente disseminação do vírus fez com que uma quantidade significativa de governos introduzisse medidas que levaram ao encerramento temporário de empresas, bem como à restrição de viagens e movimento de pessoas. Essas medidas têm fortes consequências não só no comércio internacional, como também no nível e capacidade de produção, nos gastos e na economia das famílias e nos investimentos.

Analisando as informações da AICEP, sobretudo as que respeitam ao setor agrícola, e numa perspetiva de avaliar condições que permitam antever a possibilidade de uma reabertura dos mercados com maior importância para Portugal, destacamos, na Europa, os mercados do Reino Unido, Alemanha, França, Espanha e Países Baixos e, fora da Europa, os mercados dos EUA e Brasil.

Para saber mais…clique aqui

Contactos

Email: geral@gpp.pt

 

Telefone:

(+351) 213 234 600

Fax:

(+351) 213 234 601
 

Encarregado da Proteção de Dados do GPP: encarregado.protecao.dados@gpp.pt

 

Data de atualização

03-12-2020

 

rep_pt1gppMAMM.png

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2016 GPP. All rights reserved.

Pesquisar