GPP promove sessão de debate sobre Agricultura e Biodiversidade

Capa 8

 

O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) promoveu uma sessão pública de debate em torno da temática da biodiversidade, tendo por base a edição n.º 8 da CULTIVAR, publicação de cadernos de análise e prospetiva com responsabilidade editorial deste organismo.  A sessão decorreu a 20 de outubro 2017 no Salão Nobre nas instalações do Instituto Superior de Agronomia (ISA) na Tapada da Ajuda, Lisboa.

Esta edição da CULTIVAR tem como tema de fundo a Biodiversidade, na sua relação com a agricultura. Com este tema, completa-se uma primeira abordagem sobre os principais recursos naturais que suportam a atividade agrícola, a par do solo (nº 2 de novembro de 2015) e da água (nº 5 de setembro de 2016). O GPP prossegue assim o objetivo de criar um espaço de debate e de análise sobre a evolução das políticas públicas no âmbito da Agricultura, Florestas, Desenvolvimento Rural e do Mar e do seu contributo para o desenvolvimento económico, social e ambiental do país.Composiao1

 

  

 

 

O Diretor-Geral do GPP, Eduardo Diniz, deu início à sessão, apresentando as grandes linhas abordadas nesta edição da CULTIVAR dedicada à relação entre agricultura e biodiversidade: a agricultura como utilizadora de recursos de diversidade genética, como utilizadora de serviços do ecossistema, predominantemente de regulação e de suporte e como produtora de diversidade de espécies, ecossistemas e paisagens. 

A intervenção de enquadramento ao tema da “Agricultura e Biodiversidade”, foi efetuada por José Lima Santos (Professor do ISA, UL), que desenvolveu uma análise sobre as relações entre sistemas agrários e a conservação da diversidade de espécies em particular no contexto das áreas agrícolas de elevado valor natural e os desafios subjacentes à dicotomia preservação da biodiversidade e aprovisionamento alimentar. 

Humberto Rosa (DG-ENV, Comissão Europeia) convidado para a sessão, efetuou uma intervenção de fundo sobre a temática, tendo apresentado uma visão integradora entre ambiente e agricultura para fazer face aos desafios da preservação da biodiversidade.   

Composio2

 

O debate que se seguiu foi moderado por Helena Freitas (Professora da Univ. Coimbra), contando com a participação para além dos dos oradores Lima Santos e Humberto Rosa, também de Sofia Castel-Branco (ICNF), Cristina Branquinho (FCUL) e de Cláudia Gonçalves (CAP), tendo sido abordadas as diversas questões associadas à temática em análise.   

A Edição n.º 8 da CULTIVAR encontra-se publicada em formato digital, para consulta e download, na página web das publicações do GPP.

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

28-03-2024

 17 Digital PT 4C H FC AA

 

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar