Recenseamento Agrícola 2019 - INE recruta entrevistadores a partir de janeiro

RA2019 INE BANNER entrevistadores azul

 

Está a ser preparado o Recenseamento Agrícola 2019 (RA 2019), uma operação censitária efetuada de dez em dez anos, no quadro da legislação europeia em vigor.

O Recenseamento Agrícola é um importante instrumento para a caracterização da agricultura do País, das estruturas e sistemas de produção, da população rural e dos modos de produção agrícola. Constitui um instrumento essencial para o conhecimento da agricultura portuguesa, para a quantificação do seu contributo para a economia nacional, para a definição das políticas públicas e para a tomada de decisão no domínio privado deste setor. Assume-se, além disso, como a única fonte exaustiva de informação sobre o setor agrícola, pois recolhe dados sobre todas as explorações agrícolas nacionais, proporcionando resultados a níveis geográficos muito detalhados como a freguesia ou o município.

A realização do Recenseamento Agrícola permite, assim, responder às necessidades estatísticas nacionais e internacionais, obrigando atualmente, a legislação da UE que todos os Estados Membros procedam à realização desta operação, assegurando a existência de um mesmo enquadramento geral (conceptual e metodológico), o que permite obter resultados harmonizados e comparáveis. Esta obrigatoriedade decorre da importância dos resultados do Recenseamento Agrícola para a definição e monitorização da Política Agrícola Comum, cuja relevância se encontra traduzida ao nível do orçamento da UE, enquanto instrumento fundamental para o desenvolvimento económico e social europeu.

 

A Comissão de Acompanhamento do RA 2019, estabelecida pela RCM n.º 40/2018, de 22 de março, tem a missão de acompanhar o seu desenvolvimento, preparação e a implementação, sendo coordenada pelo Instituto Nacional de Estatística, I. P. (INE, I. P.) em articulação com o Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP).

A recolha de dados, dirigida a todas as explorações agrícolas, será efetuada por entrevista presencial, em todo o território nacional. A dimensão desta operação estatística implica o recrutamento de 1300 entrevistadores, a partir de janeiro de 2019, sendo as equipas de campo responsáveis pela realização das entrevistas, registo e validação de dados.

 

As candidaturas  poderão ser efetuadas em www.ine.pt a partir de janeiro de 2019.

Para mais informações, envie e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Flyer

 

Contactos

Email: geral@gpp.pt

 

Telefone:

(+351) 213 234 600

Fax:

(+351) 213 234 601
 

Encarregado da Proteção de Dados do GPP: encarregado.protecao.dados@gpp.pt

 

Data de atualização

23-05-2019

rep pt1

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.