Comemoração do Dia da Europa | 9 maio 2017

  

Bruxelas

Porquê um Dia da Europa?
Todos os anos, no Dia da Europa, que se comemora a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.
A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.

 
 A União Europeia

 

Atividades na UE


Para comemorar o Dia da Europa, as instituições europeias abrem as portas ao público a 6 de maio em Bruxelas, a 13 e 14 de maio no Luxemburgo e a 14 de maio em Estrasburgo.
As Representações da UE na Europa e as Delegações da UE no resto do mundo organizam diversas atividades e eventos para todas as idades. Todos os anos, milhares de pessoas participam em visitas, debates, concertos e outros eventos que assinalam o Dia da Europa e dão a conhecer melhor a União Europeia.
Ver iniciativas | Ver outras ações a nível mundial 

Iniciativas em Portugal

Ao longo do mês de maio, Portugal associa-se à campanha ‘A Europa na minha Região 2017’, que incentiva os cidadãos a descobrir projetos europeus perto de si e que conta com a participação de todas as Autoridades de Gestão do Portugal 2020. Conheça os Projetos Portugueses de PORTAS ABERTAS ao público, apoiados por Fundos da União Europeia e participe nos diversos concursos que estão a decorrer.

A campanha #investEU foca-se em projetos do Plano Junker - Plano de Investimento para a Europa, que em Portugal prevê investimentos europeus na ordem dos 1,2 mil milhões de euros. Esta campanha iniciada em abril, terá a duração de um ano e procurará alcançar três grandes objetivos:  Chamar a atenção da opinião pública para os investimentos europeus; Divulgar o papel da UE no desenvolvimento económico e social e Aumentar a confiança na própria Comissão Europeia.

 

 Agenda de comemorações em Portugal

Abertura da Bolsa do Empreendedorismo 2017: #InvestEU – #UEmpreende: das ideias ao investimento 
9 maio | 09h30 - Lisboa, Fundação Champalimaud
Ver iniciativa

Entrega do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa
10 maio | 15h00 - Sintra, News Museum
Ver programa

Concerto de seis órgãos 
11 maio | 21h00 - Mafra, Basílica do Palácio Nacional de Mafra

Contactos

Email: geral@gpp.pt

Telefone: (+351) 213 234 600

Encarregado Proteção Dados:
encarregado.protecao.dados@gpp.pt

Data de atualização

28-03-2024

 17 Digital PT 4C H FC AA

 

logoGPP final

 

w3cvalidhtml5png

Copyright © 2018 GPP. All rights reserved.

Pesquisar